14 de novembro de 2015

O Caminho de Santiago




 
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS  SOBRE O CAMINHO DE  SANTIAGO
 
 
1. O que é  "  O  Caminho " ?
 
Os  Caminhos de Santiago  são os  percursos  percorridos  pelos  peregrinos  que  tem  como ponto  final  a Catedral de Santiago de  Compostela, onde  estão  as  relíquias  do apóstolo Santiago Maior. A peregrinação  foi  uma  das  mais  concorridas da Europa medieval , cuja  importância  só era  superada  pela Via Francigena (  com  destino a Roma )  e Jerusalém . Depois de  vários  séculos e  relativamente  esquecida , a partir dos  anos  oitenta  a  popularidade da peregrinação vem  crescendo muito , embora  a  maior  parte  das  pessoas que fazem O Caminho -  nome  pelo  qual  é  conhecida  a peregrinação -  atualmente  não o façam por motivos  religiosos . O  Caminho  tornou-se itinerário espiritual e  cultural de primeira  ordem , sendo percorrido  por milhares de pessoas de  muitas  nacionalidades , todos  os  anos . Foi  declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1978 e Patrimônio da  Humanidade , na Espanha em 1993 , e  na  França  em 1998 .
 
2. Por onde  se espalham os  Caminhos ?
 
Os Caminhos espalham -se por  toda a Europa e  vão  entroncar  nos  caminhos espanhóis. Com  exceção de  várias  vias , como o Caminho Português e o Caminho da Prata e do Caminho Inglês, a  maior parte  liga-se ao Caminho Francês , cuja  rota mais  popular  é a  iniciada na  zona de Pamplona (  Roncesvalles )  e  se  encontra  com as  demais  vias  em Puente la Reina ,  seguindo ao  longo  do norte da Espanha .
 
3. Como  é  feito  O Caminho?
 
O Caminho  geralmente é  feito  a  pé , mas  também pode ser  feito  de  bicicleta, a  cavalo , ou até  de  burro . 
 
4. Quais o  símbolos dos peregrinos?
 
Os  símbolos dos  peregrinos  ( palavra  que  se  origina do latim  per agros , " aquele  que atravessa os  campos " )  são : A Vieira ( Concha ) , a Cruz de Santiago, o Cajado, as Pedras e  a Via Lactea.
 



A vieira é uma concha de um marisco muito encontrada na costa da Galícia. É um dos principais e mais antigos símbolos do Caminho, além de identificar os devotos ao culto do Apóstolo São Tiago. No período medieval, era usada como um amuleto contra pragas, maldições e mau olhado. Ao carregar uma vieira, o peregrino afasta as más energias e demonstra a purificação do seu ser, da metamorfose que busca ao trilhar o Caminho. As conchas são comumente utilizadas em roupas, acessórios ou mochilas, de forma natural ou pintadas com a cruz de Santiago.
 
A concha de vieira também é uma metáfora. Os sulcos radiantes na concha, que se juntam num só ponto, representam as várias rotas usadas pelos peregrinos, que acabavam por chegar todos ao mesmo destino — o sepulcro de Santiago em Compostela. A concha além disso é também  uma metáfora do peregrino: como as ondas do oceano arrastam conchas de vieira para as costas da Galiza, a mão de Deus guia os peregrinos para Santiago. A concha tinha também utilidade prática para os peregrinos, pois tem o tamanho adequado para tirar e beber água das fontes e para servir como tigela de comida. Tradicionalmente, a vieira é pendurada no chapéu, outro artefato típico do peregrino, ou então na roupa. No passado, os peregrinos apresentavam-se em igrejas, castelos, mosteiros, etc. ao longo do Caminho e podiam contar com oferta da comida que conseguissem recolher com uma colherada da concha. Provavelmente davam-lhes aveia, cevada e talvez cerveja ou vinho. Dessa forma, até as casas mais humildes podiam ser caridosas com os peregrinos sem risco de serem sobrecarregadas. A vieira como animal está associada a Santiago nos léxicos de várias línguas; coquille Saint Jacques ("concha de Santiago") designa o molusco e o molho com o qual é geralmente preparado em francês; em alemão as vieiras são chamada Jakobsmuscheln (literalmente "mexilhões de Santiago").
 

 

A cruz de Santiago foi o emblema da Ordem de São Tiago, fundada na época das cruzadas (século XII) para defender os peregrinos cristãos que percorriam o Caminho ao visitar o túmulo do Apóstolo São Tiago. A cruz de cor vermelha tem a base em formato de lâmina de punhal ou adaga. Atualmente, é utilizada em chaveiros, pingentes, adornos para presentes e outros objetos.
 
 
 
O cajado é um dos instrumentos mais úteis do Caminho. É um elemento quase que obrigatório nas peregrinações, principalmente, em descidas, onde proporciona um alívio aos joelhos e tornozelos. Também tem a função de dar estabilidade na hora de ultrapassar poças ou saltar pedras, além de ser uma ferramenta de distribuição de peso e de defesa. Pelo lado simbólico, o cajado é um companheiro por toda a trajetória à Santiago de Compostela. Você pode encontrá-lo em qualquer lugar do percurso ou comprá-lo no formato de bastões.



 
As pedras possuem um símbolo marcante no Caminho. Durante todo o trajeto é comum encontrar montinhos de pedras, às vezes em grandes quantidades, em cima dos marcos de distância ou aos pés da Cruz de Ferro. Os peregrinos as carregam por longas distâncias. Essas pedras representam ofertas, pedidos, sonhos ou problemas que foram deixados para trás.



 
O nome popular da nossa galáxia, a Via Láctea, em Portugal e Espanha é "Caminho de Santiago, porque supostamente indica o caminho para Santiago de Compostela à noite. De acordo com uma lenda medieval, a Via Láctea (do latim "estrada de leite", devida ao seu aspecto de mancha esbranquiçada no céu), foi formada pela poeira levantada pelos peregrinos quando caminhavam. Compostela (em latim: Campus Stellae) também tem reminiscências cósmicas, pois significa "campo de estrelas", em alusão à lenda da descoberta do túmulo pelo eremita Pelágio. Outra origem para a associação entre a galáxia e o Caminho é o volume IV do Liber Sancti Jacobi ("Livro de Santiago", ou Codex Calixtinus), do século XII que relata que o santo apareceu em sonhos a Carlos Magno, pedindo-lhe que libertasse o seu túmulo dos Mouros e dizendo-lhe que para o encontrar devia seguir o caminho indicado pela Via Láctea.
 
 
5. O que é a Credencial do Peregrino?


 
A chamada credencial do peregrino é um documento semelhante a um passaporte, devido à sua forma desdobrável de 14 páginas, que identifica o peregrino como tal. Ao longo do seu percurso, o peregrino deve carimbar pelo menos duas vez por dia a sua credencial em pontos do Caminho, como igrejas, albergues e por vezes também organismos públicos ou até bares e restaurantes. Estes carimbos atestam a passagem do peregrino por esses pontos e, quando os últimos 100 km da peregrinação foram feitos a pé ou a cavalo (ou 200 km em bicicleta), permitem obter a chamada compostela, um documento emitido pela Oficina do Peregrino da catedral de Santiago que comprova a peregrinação a Compostela com sentido cristão: `devotionis affectu, voti vel pietatis causa´, ou ainda numa atitude de busca espiritual.
 

A credencial não dá quaisquer direitos ao seu portador, mas este compromete-se comportar-se devidamente ao longo do Caminho, principalmente nos albergues de peregrinos, e os responsáveis dos albergues podem reter as credenciais dos peregrinos «que não cumpram as condições para recebê-las ou que não se comportem de modo adequado nos seus albergues.» Na prática, a credencial é quase sempre necessária para poder fazer uso dos albergues de peregrinos, que na  Espanha são gratuitos, embora seja usual deixar uma pequena contribuição para ajudar nas despesas. Ao longo do Caminho há também muitas hospedarias e estabelecimentos hoteleiros que dão descontos aos portadores da credencial.
 
 6. Quais os marcos de  sinalização do Caminho ?
 

 
 
De modo geral os caminhos hoje encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade.
 
7. Qual a  rota mais  popular do Caminho?

A rota do Caminho Francês  é  a mais  popular . Desde Puente la Reina, o Caminho Francês mantém um único itinerário que atravessa localidades e importantes  cidades do norte da Espanha , como Estella, Logroño, Santo Domingo de la Calzada, Burgos, Castrojeriz, Frómista, Carrión de los Condes, Sahagún, Leão, Astorga, Ponferrada e Villafranca del Bierzo.



Clique para  ampliar









 Fontes de  Pesquisa :
 
Imagens  encontradas  no banco de Imagens do Google .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe um comentário que responderei com muito prazer .