13 de dezembro de 2015

Reflexões sobre o Caminho




Na  fase  de  preparação para o  Caminho de  Santiago  quase  sempre  há  muito incentivo  de  amigos  que  já  fizeram  a  via  de  Compostela.  E  junto com  o incentivo ,  valiosas  dicas  sobre  os  preparativos e  treinamentos , através de  relatos das  experiências  vividas  durante  suas  jornadas .
 
Assim  tem sido  com  nosso  grupo , pois  temos  recebido   uma valorosa  contribuição  por parte  de  amigos que  experienciaram o Caminho .  Um  deles,  o  Comandante Sérgio Sobreira  (da TAM) ,   dias  atrás  nos   agraciou  com  algumas  reflexões  sobre  o Caminho .  Vejam :
 
" O Caminho será para vocês o retrato da vida: Tem dia que o cansaço vai chegar e a vontade de desistir será grande; No dia seguinte você estará forte e que venha caminho e mais caminho; Tem dia que o caminho é suave e sem obstáculos; No dia seguinte o caminho é difícil, cheio de barreira, pedras e muita subida e descida. Tem dia que as flores enfeitarão o caminho por completo;No dia seguinte o cenário é frio e a monotonia toma conta da caminhada. Tem dia que o clima está propício e o caminho fica encantador; No outro dia muito frio e chuva durante o caminho. Tem dia que você  conhecerá pessoas positivas e terá uma influência boa. No dia seguinte você encontra pessoa negativa e com palavras que tudo está perdido. Comparo o Caminho com o nosso dia a dia, retroceder jamais! " . (  Comandante  Sergio )

Outro amigo, Tibério Villar  ( que  é  colega de profissão  entretanto só  o conheço  virtualmente) ,  tem  nos  ajudado  bastante , com  importantes  dicas  inclusive  sobre  livros e  filmes  com o  tema  caminho de Santiago .  Ao  nos  indicar  o filme " The  Way " ,  o  Dr. Tibério fez  algumas  reflexões  sobre o  Caminho  a  partir  do enredo  .
 
" O caminho em si é mais importante que o ponto de chegada. O objetivo da jornada/expedição não é, simplesmente, sair do ponto A para chegar ao ponto B e sim todos os momentos que fazem parte da viagem. No fim, chegar ao ponto B é apenas um mero detalhe da viagem. O que realmente importa em uma viagem são os amigos que você faz, os perrengues que você acaba passando, seu autoconhecimento e as experiências únicas que são vividas. “You don´t choose a life. You live one.” (Você não escolhe uma vida. Você vive uma). Esta é a última frase dita por Daniel para o seu pai Tom antes de se aventurar no Caminho de Santiago. A frase é umas das mais emblemáticas do filme, em poucas palavras consegue transmitir aquilo que muitos viajantes e aventureiros não conseguem responder quando são indagados do porquê de viajar o mundo ou fazer esportes radicais. Talvez, possa não ser muito bem entendida para aqueles que ainda estão fechados em sua zona de conforto e ainda não deram as caras para o mundo, mas entre a comunidade viajante/aventureira essa frase basta para mostrar o seu espírito " .  ( Tibério Villar)
 
 
Trailler  do filme The Way
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe um comentário que responderei com muito prazer .