15 de fevereiro de 2016

Reflexões sobre o Caminho


Nesses  dias  tenho  refletido bastante  sobre a prática de caminhar. O Paulo  Coelho , no  seu documentário  " On the Road  to Santiago de Compostela "  ,  afirmou  que tudo  que  ele mais  gosta de  fazer não  custa  nada , como caminhar .  Eu assino  embaixo dessa  declaração,  tudo que mais  gosto de fazer  não  custa  nada  e  como  o Paulo Coelho  adoro  caminhar! Mas não em qualquer lugar,  gosto de  caminhar em  contato  com   a  natureza . Portanto  amo  caminhar em  trilhas, não existe  atividade  mais  prazerosa para  mim  do  que  essa .  Assim , a  peregrinação  no  Caminho de  Santiago  será   de  prazer  e  amor,  pois  estarei fazendo  algo  que  amo  e  certamente  isso  me dará muito prazer.

Peregrinação é  o  ato de caminhar  pelos  campos  e  peregrino  é  aquele  que  caminha pelos  campos. Hoje o  Caminho de  Santiago  não é  mais  como  nos  tempos das  cruzadas,  onde  havia  muitos  perigos   na estrada  e  sequer  hospedarias  existiam  para   que o peregrino pudesse descansar o corpo  numa  cama  após  os períodos  de  caminhada . Naquele  tempo o  caminhante  dormia  ao  relento. Portanto  o  caminho  hoje  é  bem mais prazeroso  e  o tempo da  dor  e  sacrifício  já  passou .

Buscar   algum conforto  durante  a caminhada não é  nenhum pecado . Utilizar  serviços  que  facilitarão  sua  jornada,  é  uma decisão inteligente . Para  isso  hoje   há  a  internet,  caixas  eletrônicos, boas  hospedarias  , serviço de  transporte  de  bagagem  extra, etc. Nada  disso  descaracteriza  o sentido da  peregrinação .  Então  por que  não  utilizar  esses  serviços ?
Ser  peregrino  não  significa  fazer  enormes  sacrifícios ,   caminhar  até sentir  dor , ter  uma  jornada  de  extrema  carência  material . Buscar  a simplicidade,   procurar  desapegar-se  do  supérfluo  ,  tentar  superar  seus  limites  ,   são aprendizados  no caminho , bem  como   ter  a humildade necessária  para   aceitar    até  onde  seu  corpo  pode  suportar o esforço da  caminhada . Mas  procurar  algum conforto  durante  a  jornada ,   como  uma  trégua de hospedagem  em  albergues  para   um descanso mais  tranquilo  em um bom  hotel -  quando houver  essa  necessidade e  de  acordo  como  nossos  recursos  -   não  descaracteriza  o sentido  de  simplicidade  que  o  caminho  oferece.

Portanto , procurar  algumas  facilidades durante o caminho não é  nenhum pecado . O pecado  seria não  caminhar ,  ficar  parado,  estagnado , sem  seguir  adiante . A palavra  " pecado "  na sua  origem  etimológica  significa  " pé defeituoso  ,  que  não  pode  caminhar " . Então  , vamos  procurar  algumas  facilidades,  como  a  bota mais  adequada,  a  meia  mais  confortável,  o lugar  de  repouso e pernoite  mais agradável,  pois  isso  fará  com que nossa  jornada  seja  mais prazerosa  e nossos pés   e pernas  fiquem  saudáveis  para  caminhar  mais  e  mais . Entretanto,  sabemos  que a  dor  pode  existir  e  caso  ela  venha, que  tenhamos a  garra  e  fortaleza  necessárias  para  superar  este  obstáculo  e  seguir  com  força  e  coragem !

Oração do  Bom  Caminho

Meus  pés  foram  feitos  para  caminhar ;
Minhas  costas  para levar  minha  bagagem;
Meus  braços  e  mãos  para  realizar  o trabalho necessário na jornada;
Minha  mente  para  comandar  meus  corpos  físico  e astral;
E meu  Espírito  para ser  o Senhor  da  minha  mente.
Assim ,  que  meus  pés  estejam sempre  prontos para  fazer a  caminhada ;
Meus  braços  e  mãos  estejam  sempre  aptos  ao  trabalho durante  minha  jornada ;
Minha  mente  esteja  sempre  atenta ao  comando correto  do  meu  corpo ,
para que  eu possa  realizar o  trabalho físico  e intelectual de  forma  correta ;
Que  meu  espírito seja  sempre  forte para   comandar minha  mente  com  maestria ;
E  meu coração seja  sempre  saudável para  realizar  o  CAMINHO  DO MEIO ,  servindo de ponte  de  ligação   entre a  mente e  o  espírito, no  Caminho  do  BEM , do  BOM   e  do  BELO .
Assim  seja!

3 comentários:

  1. Dra. Tania Sabias palavras, vamos caminhar pelo caminho de Compostela aproveitando tudo de bom e em boas companhias.
    Prova as nossa caminhadas no zoobotanico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ....o pecado e não caminha...concordo com vc. Avante

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Gomes, vamos caminhar e aproveitar tudo de bom que o caminho oferece. Ultreya! Abç

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe um comentário que responderei com muito prazer .