Nesses dias tenho refletido bastante sobre a prática de caminhar. O Paulo Coelho , no seu documentário " On the Road to Santiago de Compostela " , afirmou que tudo que ele mais gosta de fazer não custa nada , como caminhar . Eu assino embaixo dessa declaração, tudo que mais gosto de fazer não custa nada e como o Paulo Coelho adoro caminhar! Mas não em qualquer lugar, gosto de caminhar em contato com a natureza . Portanto amo caminhar em trilhas, não existe atividade mais prazerosa para mim do que essa . Assim , a peregrinação no Caminho de Santiago será de prazer e amor, pois estarei fazendo algo que amo e certamente isso me dará muito prazer.
Peregrinação é o ato de caminhar pelos campos e peregrino é aquele que caminha pelos campos. Hoje o Caminho de Santiago não é mais como nos tempos das cruzadas, onde havia muitos perigos na estrada e sequer hospedarias existiam para que o peregrino pudesse descansar o corpo numa cama após os períodos de caminhada . Naquele tempo o caminhante dormia ao relento. Portanto o caminho hoje é bem mais prazeroso e o tempo da dor e sacrifício já passou .
Buscar algum conforto durante a caminhada não é nenhum pecado . Utilizar serviços que facilitarão sua jornada, é uma decisão inteligente . Para isso hoje há a internet, caixas eletrônicos, boas hospedarias , serviço de transporte de bagagem extra, etc. Nada disso descaracteriza o sentido da peregrinação . Então por que não utilizar esses serviços ?
Ser peregrino não significa fazer enormes sacrifícios , caminhar até sentir dor , ter uma jornada de extrema carência material . Buscar a simplicidade, procurar desapegar-se do supérfluo , tentar superar seus limites , são aprendizados no caminho , bem como ter a humildade necessária para aceitar até onde seu corpo pode suportar o esforço da caminhada . Mas procurar algum conforto durante a jornada , como uma trégua de hospedagem em albergues para um descanso mais tranquilo em um bom hotel - quando houver essa necessidade e de acordo como nossos recursos - não descaracteriza o sentido de simplicidade que o caminho oferece.
Portanto , procurar algumas facilidades durante o caminho não é nenhum pecado . O pecado seria não caminhar , ficar parado, estagnado , sem seguir adiante . A palavra " pecado " na sua origem etimológica significa " pé defeituoso , que não pode caminhar " . Então , vamos procurar algumas facilidades, como a bota mais adequada, a meia mais confortável, o lugar de repouso e pernoite mais agradável, pois isso fará com que nossa jornada seja mais prazerosa e nossos pés e pernas fiquem saudáveis para caminhar mais e mais . Entretanto, sabemos que a dor pode existir e caso ela venha, que tenhamos a garra e fortaleza necessárias para superar este obstáculo e seguir com força e coragem !
Oração do Bom Caminho
Meus pés foram feitos para caminhar ;
Minhas costas para levar minha bagagem;
Meus braços e mãos para realizar o trabalho necessário na jornada;
Minha mente para comandar meus corpos físico e astral;
E meu Espírito para ser o Senhor da minha mente.
Assim , que meus pés estejam sempre prontos para fazer a caminhada ;
Meus braços e mãos estejam sempre aptos ao trabalho durante minha jornada ;
Minha mente esteja sempre atenta ao comando correto do meu corpo ,
para que eu possa realizar o trabalho físico e intelectual de forma correta ;
Que meu espírito seja sempre forte para comandar minha mente com maestria ;
E meu coração seja sempre saudável para realizar o CAMINHO DO MEIO , servindo de ponte de ligação entre a mente e o espírito, no Caminho do BEM , do BOM e do BELO .
Assim seja!
Dra. Tania Sabias palavras, vamos caminhar pelo caminho de Compostela aproveitando tudo de bom e em boas companhias.
ResponderExcluirProva as nossa caminhadas no zoobotanico.
Abraços
....o pecado e não caminha...concordo com vc. Avante
ResponderExcluirIsso mesmo, Gomes, vamos caminhar e aproveitar tudo de bom que o caminho oferece. Ultreya! Abç
ResponderExcluir