A preparação física para fazer a rota de Compostela é importante, assim como preparar-se mental e espiritualmente também é . Portanto , a leitura de livros sobre o tema é uma das atividades das quais vou me dedicar nesses dias de recesso do natal e ano novo, sempre procurando me abastecer de mais informações sobre o Caminho de Santiago .
Um dos livros mais procurados pelos peregrinos é "O Guia do Viajante do Caminho de Santiago - Uma Vida em 30 dias " , de Daniel Agrela. Ele fez o trajeto em 30 dias , por duas vezes , e na segunda , em 2011 , escreveu o livro . Nas páginas inicias do livro, algumas palavras do autor :
" O Caminho de Santiago entrou na minha vida em 2007. Naquele ano , por alguns motivos pessoais que detalho nos próximos capítulos , decidi fazer o trajeto que é considerado a maior rota de peregrinação do mundo . Foi, até hoje, a maior experiência que já vivi .
Não posso dizer que cruzar a pé o norte da Espanha seja tarefa fácil . No entanto, o esforço físico diário , as dificuldades do idioma e a instabilidade climática fazem contraponto com a beleza de um caminho milenar, tradicional , repleto de paisagens naturais e de pessoas incríveis, de diversas nacionalidades, com as quais aprendemos todos os dias .
Essas características me motivaram , quatro anos depois , a fazer o caminho novamente , a fim de escrever este livro para propagar o significado da viagem e , ao mesmo tempo , servir de guia para quem incluiu o Caminho como uma meta a ser cumprida " .
O texto da orelha da capa da frente já indica como o conteúdo do livro é interessante .
" Já no primeiro dia de caminhada pela rota de Compostela , é possível perceber algo diferente : o ato de andar por quilômetros conduz o viajante a um estado único de concentração , capaz de aguçar a memória e estimular a reflexão .
Ao andar em silêncio entre bosques e áreas de mata fechada , o peregrino alcança um estado de profunda meditação, em razão do relaxamento físico e mental que a caminhada proporciona. Embora o corpo esteja sob esforço e movimentação intensos, a sensação que se tem é de que atinge outra dimensão. Logo , o peso da mochila passa a não ser sentido. Tudo se torna uma coisa só.
É nesse instante que o Caminho de Santiago se apresenta como um projeto de vida, uma viagem transformadora " .
Na orelha da contracapa algumas palavras sobre o autor, aqui de forma resumida :
" Daniel Agrela é viajante profissional. Formado em jornalismo , iniciou sua vida de mochileiro em 2002 . Percorreu o Caminho de Santiago ( Caminho Francês ) duas vezes : a primeira em 2007 e a segunda em 2011. É autor do blog Brasileiros no Caminho ( www.brasileirosnocaminho.com.br ) e criador da maior comunidade do Facebook no Brasil sobre o Caminho de Santiago ( www.facebook.com/ocaminhodesantiago ) . "
Na contracapa uma amostra - pela própria caligrafia de Agrela - do quanto é deliciosa a leitura d'O Guia do Viajante do Caminho de Santiago - Uma Vida em 30 dias .
Além do livro , recebi no início desta semana o meu kit com a Vieira customizada , DVD de documentário sobre o Caminho de Santiago e a Credencial do Peregrino . Ganhei de brinde um colarzinho com a vieira bordada . Fiz o pedido no site da Associação dos Amigos e Peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela ( AAPCSC ) .
O documentário " Un Camino de Santiago" é recomendado pela Associação Cultural Jacobea Paso a Paso e considerado o melhor já produzido sobre a via de Compostela . Ganhou o prêmio de melhor filme Art e Tur Europa em 2010 . É originalmente narrado em português, com legendas em Inglês, espanhol e alemão. A finalização dele foi realizada dentro do Caminho, no albergue de Viloria de Rioja, com colaboração dos peregrinos de passagem , que se encantavam com o projeto e assistiam enquanto estava sendo terminado, dando dicas nos termos peregrinos.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita! Deixe um comentário que responderei com muito prazer .